Mulheres da palavra que amam sem medida…

Mulheres da palavra que amam sem medida…

A Delegação Mãe da Misericórdia (Angola e S. Tomé) deu início a sua Assembleia Capitular Aplicativa no dias 2 a 6 de Janeiro de 2023. Participaram 19 irmãs das 5 comunidades existentes nestes dois paises Africanos; três comunidades em Angola, e 2 em S. Tomé. A Assembleia teve lugar na comunidade de Jesus Educador, Golf em Luanda. Fomos convocadas para reflectir, sonhar juntas e traçar projetos de vida que vai empenhar toda a Delegação nos próximos anos seguindo as diretivas do Capítulo Geral de 2022.

Durante o percurso, a Assembleia fez uma experiência da fraternidade, na reflexão serena, na comunhão existente entre nós, no clima de serenidade, na animação e celebrações litúrgicas que se viveu em cada dia, e no forte desejo de fidelidade ao nosso chamado: de sermos “Mulheres da Palavra” que nunca cansam de amar a Deus e aos irmãos.

Assim como no Capitulo Geral, as nossa Superioras e delegadas sentiram a presença do Espírito Santo, nós também constatamos que estava em nós para nos guiar. Fomos nos empenhando muito na elaboração das Novas “Deliberações e na Revisão dos Estatutos, Lineas Mestras; PARA uma vida vida Canossiana vivida no Espirito do Instituto. Por isso o nosso desejo é de sermos fiéis, para concretizar na nossa vida do dia a dia, o que construimos com a inspirações de Deus.

A Assembleia Capitular Applicativa terminou com a S. Missa de encerramento celebrado pelo P. Augusto da Paróquia de S. Zeno, Luanda. A nossa eterna gratidão a Deus pela sua misericórdia que nos foi concedido, ajudando-nos a chegar até essa fase na vida da delegação. Que cada esforço de fazer conhecer e amar Jesus seja abençoado pelo Senhor e protegido, por intercessão das nossas santas M. Maddalena de Canossa e M. Josefina Bakhita, e que continuamos a ser testemunhas credíveis da Caridade no meio dos nossos irmãos.

Um agradecimento especial a nossa Delegada, Madre Lúcia Terezinha Antonio, e à sua assistente Madre Beatriz Fundulo, que nos orientaram com sabedoria, amor e generosidade. Um obrigado todo especial às Irmãs da Comunidade “Jesus Educador”, que nos acolheram muito bem.

À noite antes de nos saudar, realizamos com um jantar muito delicioso, uma Noite cultural, com danças próprias de cada paÍs e Provincia de  proveniência de cada irmã. A animação completou-se quando cada irmã revelou a sua amiga invisivel, que durante a Assembleia, mereceu as nossas orações.