VitaPiù, no mar da interculturalidade

VitaPiù, no mar da interculturalidade

“Se és diferente de mim, irmão, longe de me ofenderes, enriqueces-me”, escreveu o autor francês Antoine de Saint-Exupéry. As diferenças, as peculiaridades – de uma pessoa, de um lugar, uma cultura – nos enriquecem, se soubermos nos colocar na perspectiva correta: a da hospitalidade e da abertura. No encontro podemos colocar-nos em jogo e descobrir que o outro é um dom.

É por isso que neste segundo número de VitaPiù de 2019 continuamos o nosso caminho de aprofundamento dos temas da interculturalidade. Com a nossa viagem, chegamos à Ásia e à Oceania, as primeiras terras não europeias às quais foi dirigido o impulso missionário canossiano, 2 caldeirão de povos e culturas e, por isso, um viveiro de encontros interculturais. Recolhemos experiências e reflexões das comunidades canossianas dispersas para todo o Oriente na pesquisa no mundo canossiano.

Mundo canossiano, que entretanto entrou numa fase importante: a que nos levará ao próximo Capítulo Geral, cujas etapas e temas são aqui descritos. Que o atual Conselho Geral escolheu propor para o discernimento pessoal e comunitário. Um olhar para o mundo, com uma reflexão sobre a dimensão intercultural do crescente movimento mundial de jovens que pedem um passo em frente rumo a uma globalização mais sustentável e amiga do ambiente, uma memória de irmãos e irmãs cristãos que perderam a vida no ataque pascal no Sri Lanka e um pensamento sobre a exortação apostólica “Christus Vivit”. Ideias e conselhos profundos, pela primeira vez também da web. Por fim o compromisso da Fundação VOICA Canossiana para a promoção da pessoa humana no mundo, começando pelos mais fracos, e projetos que necessitam do nosso apoio.

Boa leitura!

baixar a nova edição da revista